PEC 51/2013

VAMOS ABRAÇAR ESTA CAUSA!

Sexta-feira, 04/10/2013

Finalmente, um projeto modernizador das Polícias brasileiras. O Senador Lindbergh Farias elaborou Projeto de Emenda à Constituição que unifica as polícias e prevê o ciclo completo, ou seja: institui a porta única de entrada, nas instituições policiais, fazendo com que todos comecem do começo e não como é agora, em que há concurso específico para cargos de comando.

Amigos, esta é uma grande notícia. Já não era sem tempo de questionar os modelos falidos de segurança pública, tão caros a quem não quer nada com o trabalho mas faz lobby para manter privilégios...

Vejam esta parte do texto:

“acresce arts. 144-A e 144-B na Constituição dispondo que a segurança pública será provida, no âmbito dos Estados e Distrito Federal e dos municípios, por meio de polícias e corpos de bombeiros; todo órgão policial deverá se organizar em ciclo completo, responsabilizando-se cumulativamente pelas tarefas ostensivas, preventivas, investigativas e de persecução criminal; todo órgão policial deverá se organizar por carreira única;”

Vejam a íntegra da proposta, com as respectivas assinaturas dos senadores (o senador Sérgio Souza do Paraná assinou):

http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=137134&tp=1

Acompanhe a tramitação no site do senado:

http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=114516

Compartilhe esta matéria: Bookmark and Share

                           


Comentários para essa notícia

Os comentários postados nesta página são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Sipol


Nome: SIPOL

Site: http://www.sipolparana.com.br

Comentário: Queremos saber a sua opinião sobre esse assunto. Deixe o seu comentário!


Nome: Rudolph

Site:

Comentário: Nossa, que adianto de vida se isso aí passar. Isso aí significa a desmilitarização e a junção das duas polícias e GM numa única, além de não permitir que um bando de piá de prédio que nunca passou nem perto de uma área de risco chegue e já vá dizendo como é que as coisas devem ser. Quem achar que tô errado me diga pq a polícia do Paraná não consegue resolver crimes de vulto e só tem feito lambança, como no caso Tayná, no caso Raquel, e outros milhares e milhares de homicídios que não dão em nada pro criminoso. Isso aqui tá que nem o Tiririca: pior do que tá, não fica.


Nome: GILSON MARCIANO DE OLIVEIRA

Site:

Comentário: ILUSTRES DIRETORES DO SIPOL, PARABÉNS POR UMA MAIS UMA INICIATIVA ALTANEIRA. AOS POUCOS O SIPOL VAI SE FIRMANDO COMO UM SINDICATO DE CONTEÚDO DEIXANDO DE LADO O PELEGUÍSMO QUE SEMPRE FOI A MARCA REGISTRADA DAS INSTITUIÇÕES SINDICAIS QUE ATÉ ENTÃO REPRESENTAVAM OS POLICIAS CIVIS DE NOSSO ESTADO. O GRANDE PROBLEMA DAS FORÇAS POLICIAIS BRASILEIRAS ENCONTRAM-SE JUSTAMENTE NO PONTO FOCADO PELO SIPOL NESTA POSTAGEM. O APARATO POLICIAL ESTATAL É ORIGINÁRIO DO REGIME DITATORIAL, ONDE O PRINCIPAL OBJETIVO DOS CORPOS DE POLÍCIA ERA COMBATER O INSURGENTE, E QUEM ERA O INSURGENTE? QUALQUER PESSOA DO POVO. NÃO EXISTIA NESSA ÉPOCA UM ESTADO DE DIREITO COMO AQUELE QUE VIVENCIAMOS EM DIAS ATUAIS. QUALQUER PESSOA PODIA PERDER SUA LIBERDADE SEM JUSTIFICATIVA NENHUMA, MUITAS VEZES TORTURADO E EM SEGUIDA EXECUTADO SUMARIAMENTE POR AGENTES ESTATAIS. HOJE (05/1013) A NOVA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA COMPLETA 25 ANOS DE EXISTÊNCIA, E NO ARRASTO DE SUAS PREMISSAS (LEIS INFRACONSTITUCIONAIS) DE UM MODO GERAL AS INSTITUIÇÕES AVANÇARAM DE FORMA POSITIVA. MAS CABE RESSALVAS NESSES AVANÇOS, POIS O APARATO POLICIAL É O MESMO. ELE AINDA CARREGA EM SEU CERNE O RANÇO DA DITADURA. AS FORÇAS FORÇAS POLICIAS DE HOJE AINDA REPRODUZEM OS PRINCÍPIOS DAQUELE TEMPO NEFASTO NO QUE TANGE AS GARANTIAS DOS CIDADÃOS. PRATICAMENTE TUDO MUDOU EM NOSSO PAÍS APÓS A CONSTITUIÇÃO DE 1988, ENTRETANTO, OS CORPOS DE POLÍCIA SÃO OS MESMOS: POLÍCIA FEDERAL, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR. SÃO TRÊS ESFERAS DE PODER DE POLÍCIA QUE NÃO SE COMUNICAM ENTRE SI (NÃO COMPARTILHAM INFORMAÇÕES). NÃO OBSTANTE A ISSO, EXISTE UMA VALA QUE SEPARA ESSAS FORÇAS INTERNAMENTE EXCETUANDO-SE A RODOVIÁRIA FEDERAL. DENTRO DAS POLÍCIAS JUDICIÁRIAS EXISTE UM ENORME FOSSO QUE SEPARA DELEGADOS DE AGENTES E AUXILIARES, JÁ NA POLÍCIA PREVENTIVA (PM) UMA ENORME VALA SEPARA OFICIAS DE PRAÇAS. É UM MODELO DE SEGURANÇA FALIDO, QUE NÃO VAI A LUGAR NENHUM, POIS NÃO CONSEGUE CORRESPONDER OS ANSEIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DO SÉCULO XXI. ESSE MODELO ANTIQUADO, AO INVÉS DE ENFRENTAR O CRIME QUE CRESCE DE FORMA ASSUSTADORA, OS POLÍCIAS DEIXAM DE LADO SUA REAL FINALIDADE E BUSCAM O ENFRENTAMENTO ENTRE CLASSES (DELEGADOS/AGENTES E OFICIAIS/PRAÇAS. DE MANEIRA AUTOFÁGICA E TRISTE O PAPEL DA POLÍCIA DE GARANTIR A SEGURANÇA FICA EM UM SEGUNDO PLANO. PARA NÃO ME ALONGAR MUITO E NÃO SER REDUNDANTE DE ASSUNTOS QUE MUITOS DO SENHORES JÁ ESTÃO CANSADOS DE SABER, SEGUE EM ANEXO UMA ENTREVISTA DE WILLIAM BRATTON, FAMOSO POR REFORMULAR COM SUCESSO AS POLICIAS DE NEW YORK E LOS ANGELES. PRESUMO QUE MUITOS DOS SENHORES JÁ ASSISTIRAM O VÍDEO, MAS ACREDITO QUE O MOMENTO É APROPRIADO PARA REVER NOVAMENTE. MAIS UMA VEZ MINHAS CONGRATULAÇÕES AOS DIRETORES DO SIPOL PELA INICIATIVA DE ABRAÇAR ESSA CAUSA. FORTE ABRAÇO, GILSON MARCIANO DE OLIVEIRA INVESTIGADOR DE POLÍCIA http://www.youtube.com/watch?v=Yh6v3-h_HtQ


Nome: O Justiceiro

Site:

Comentário: Por se tratar de um projeto de lei de um Senador governista esta proposta poderá vingar. Nao vamos nos iludir, ano que vem 2014, o mesmo Sen a dor das vítimas da PM e PC estaduasis), será candidato ao governo do Rio de Janeiro, portanto esta falsa promessa é apenas para alavancar votos. Isto não vai passar, é ilusão e ludibriação. Entretanto, este Senador tem boas intenções para o país, parece ser serio, trabalhador, e transparente. Cmte Justiceiro. PT Saudações


Nome: Luis

Site:

Comentário: Que porcaria de projeto. Não consigo vislumbrar uma unificação de uma polícia militarizada com outra não. A PM tem que se unir é com o Exército e não com a Polícia Civil. Ideal seria a desmilitarização da PM e a entrega das delegacias a eles. A Polícia Civil, então, se tornaria um órgão vinculado ao Judiciário e com a atribuição única de investigação criminal e perícia técnica, sendo assim uma agência, como o FBI e a CIA nos EUA.


Nome: Marcela

Site:

Comentário: Pois eu vislumbro, e muito facilmente. Polícia unificada e porta única de entrada: eu abraço sim essa causa. É a forma mais lógica e mais racional de resolver esse bundalelê de duas instituições que não servem ao povo. Não há segredo algum, nos EUA e em outros países as polícias estaduais funcionam desse modo e seguramente estão melhores que nós, pretensos inventores da roda e sedizentes compatriotas de Deus.


Nome: Sipol

Site:

Comentário: Obrigado, Gilson. O SIPOL o tem em grande consideração, você bem o sabe.


Nome: SUPERI

Site:

Comentário: COMO VOCÊS SE ILUDEM NÃO É MESMO? SABE QUANDO ISTO VAI ACONTECER? SIMPLES ASSIM:NUNCA.ANO ELEITORAL AMIGOS,PROPOSTAS MIRABOLANTES...SOMOS ENGANADOS ATÉ EM NOSSOS AUMENTOS E NADA FAZEMOS,GRANDE PARTE FILIADA A UM CERTO SINDICATO É UM BANDO DE PELEGO VENDIDO...O SIPOL MESMO PODE RESPONDER: O QUE DEU O USO DA VIATURAS NOTICIADO PELA RPC E GAZETA DO POVO? E O TAL BINGO HEIN? E OS SUPERINTENDENTES QUE NÃO SÃO INVESTIGADORES E POR AI A FORA...NÃO DA PARA ACREDITAR EM MAIS NADA.


Nome: zero

Site:

Comentário: È muito fala, fala e pouca ação, Perfeito superi, tem delegacias e tal cope, que o superi nem investigador é, isso no mínimo é impropbidade administrativa ao chefe imediato, e ninguem briga pela classe dos investigadores , estão é brigando pela classe de operadores para ganhar a função que nós estudamos e conquistamos, e a pm e guarda quiserem unificar as forças estudem, pois é fácil unificar as policias e os peixes dos corones ficam sem farda e nós investigadores e escrivães teremos que usar farda.


Nome: Bege

Site:

Comentário: Mas é cada comentário idiota que até assusta a gente, puta que pariu. Ler a íntegra da proposta que é bom, nada né? Quem quer que continue como está, com piá criado a toddynho em apartamento entrando já na chefia, que se lixe, até duvido que seja tira que escreva esse tipo de bosta. Se bem que sempre tem os capitães do mato, né?


Nome: Confiante

Site:

Comentário: Tem que lutar com garra por isso aí, Sipol. Tornem isso sua prioridade, se abracem com os sindicatos de outros estados, ajudem essa idéia a ir pra frente. É a ÚNICA chance que a PC tem de vir a ser, um dia, uma instituição decente para quem trabalha.


Nome: j.carlos

Site:

Comentário: Concordo com o colega acima. É preciso ler na integra a proposta. ler até a página dois e sair emitindo opinião me parece coisa de "trocador de pneus". O pessoal do Supletivo. Vamos ler mais a proposta para que possamos aperfeiçoar o debate, as ideias. O próprio relator disse recentemente que é coisa para 5 a 10 anos. Portanto não é nada eleitoreira como disse alguns colegas. Esta é a única oportunidade de investigadores e escrivães terem carreira de fato.


Nome: TATIANA

Site:

Comentário: O Gilson só pode ser marciano mesmo (de Marte). Aqui no Brasil, no Paraná, onde a lei é diferente de tudo e todos????? Pare tudo. Como diz meu colega Visi-God: "E o resto do subsíndio????"


Nome: Investigador PC

Site:

Comentário: Alerto aos Prezados colegas das Policias Civis (Polícia Judiciária), que esta PEC 51/2013, ainda está em fase de análises, a qual irá sofrer várias alterações (emendas), portanto temos que unir esforços e mobilizar nossos Sindicatos para que façam as intervenções necessárias, as quais, representem as reais e verdadeiras demandas dos Policiais Civis Brasileiros. Nesse sentido a tendência é que todos Policiais Civis passem a pertencer ao Ministério Público, Investigadores realizando as Investigações Criminais de maior complexidade, e emitindo os Relatórios de Investigação diretamente aos Promotores, os Escrivães realizando os procedimentos burocráticos do MP, enquanto os Peritos continuarão emitindo os Laudos Periciais, agora diretamente para o MP, acabando com a atual disfunção burocrática. Enquanto a PM será desmilitarizada, assumindo as Delegacia de Polícia, realizando as pequenas e simples investigações, conciliações e confeccionando os TCOs.


Nome: Investigador PC

Site:

Comentário: Alerto aos Prezados colegas das Policias Civis (Polícia Judiciária), que esta PEC 51/2013, ainda está em fase de análises, a qual irá sofrer várias alterações (emendas), portanto temos que unir esforços e mobilizar nossos Sindicatos para que façam as intervenções necessárias, as quais, representem as reais e verdadeiras demandas dos Policiais Civis Brasileiros. Nesse sentido a tendência é que todos Policiais Civis passem a pertencer ao Ministério Público, Investigadores realizando as Investigações Criminais de maior complexidade, e emitindo os Relatórios de Investigação diretamente aos Promotores, os Escrivães realizando os procedimentos burocráticos do MP, enquanto os Peritos continuarão emitindo os Laudos Periciais, agora diretamente para o MP, acabando com a atual disfunção burocrática. Enquanto a PM será desmilitarizada, assumindo as Delegacia de Polícia, realizando as pequenas e simples investigações, conciliações e confeccionando os TCOs. Desta forma errandicando o arcaico e obsoleto Inquérito Policial, também extiguindo-se o Cargo de Delegado de Polícia, que atualmente não tem nenhuma utilidade na Persecução Criminal, apenas assinar e dar entrevista na Imprensa. FICA A DICA !!!!


Nome: Andressa

Site:

Comentário: Sou nova na Polícia Civil e na época quando fiz o concurso para Polícia, estava estagiando no MP, quando fui chamada para tomar posse conversei com alguns Promotores, sendo que um especificamente me deu os parabéns e falou que era uma grande oportunidade na minha vida, ele me deu um conselho que sempre quando fosse trabalhar com alguém procurasse me informar quem era a pessoa a sua história e a sua vida, ouvi e guardei o conselho. Outro dia achei um absurdo os comentários que fizeram ao atual Delegado Chefe da DPI, mas quando estava lendo os comentarios lembrei o conselho do meu ex-chefe do MP, e decidir me aprofundar a fundo. Tive uma grande surpresa, realmente os colegas que ali estavam postando estavam cobertos de razão. Compartilho com os senhores o Link da reportagem que realmente confirma sobre o fato do afastamento desse Delegado. Tenho certeza que com esse Delegado eu não trabalho. http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/87911/


Nome: Luis

Site:

Comentário: Investigador PC, vc tem mesma ideia que a minha, com ressalvas. Te apoio. Tem os sem consciência que dizem que isto não é bom. Agora unificar as polícias não dá. Exatamente. Desmilitarizar a PM e deixar eles nas delegacias. Nós, agência de Inteligência, porém, penso vinculado ao Poder Judiciário. Pq? Principalmente por o MP ser um órgão parcial, sendo que as investigações devem ser conduzidas de forma imparcial, sendo assim, acredito que coaduna melhor com os objetivos do judiciário. Ainda, fazemos a anulação dos GAECOS, que perderão o sentido de existência. UHUUUU !


Nome: Tito Lemos Roussenq

Site:

Comentário: Essa PEC seria uma revolução na questão de reformulação da segurança pública, no tocante a reforma das instituições, até porque a questão de segurança pública é bem mais complexa. Mas como disse uns dos colaboradores dessa proposta, Luiz Eduardo soares, dificilmente será aprovada. É muita evolução para cabeças de muitos oficiais e delegados. Temos que acabar com esse ranço de modelo de polícias.


Nome: Peter Pan

Site:

Comentário: Com certeza é uma luz no fim do túnel para mudança. Ora, se a quinhentos anos de existência desse país o problema de segurança pública é a mesma coisa, com essa mesma estrutura, e não se conseguiu progressos, acredito que devemos apoiar a mudança estrutural apresentada para finalmente vermos o problema segurança pública ser resolvido.


Nome: J.Carlos

Site:

Comentário: Para nós investigadores de Polícia esta é a unica oportunidade de termos carreira.Do maneira com o está posta a segurança é prejudicial ao investigador e beneficia somente os delegados. Os delegados de Polícia se apossam dos resultados de nossos trabalhos e negociam com o governador melhoraria salarial somente para eles.Eles vendem pra o governo a ideia que ele conduzem os serviços das delegacia.Todos nós temos que dar apoio a essa pec.


Nome: Zagalo

Site:

Comentário: Delegacia é igual um time de futebol, se o time não marca gol e não vence o primeiro a cair é o Técnico. Eles podem até trocar um o outro jogador mas se o time estiver unido, já era. Somo iguais elefantes de circo, domesticados para jamais se rebelar contra o dono do Zoológico. Já passou da hora de levar a classe dos Delegados nas costa. Sou a favor da greve branca igual da PF. Lutar por um tratamento justo no Conselho, com as mesmas garantias dos Delegados, adicionais de função, vale refeição ao todos os policiais, mordomóvel para todos, pois se os Delegados vão e voltam para casa com viaturas porque os tiras não podem. Também gostaria de tirar plantão em casa, assim como os Delegados, que orienta o escrivão somente pelo telefone e só vai na Delegacia pela manhã para assinar o flagrante.


Nome: Maria Cristina

Site:

Comentário: Ver profissional de Segurança Pública ser maltratado em pleno século XXI dentro desses denominado Quartéis, é como se estivéssemos retrocedendo no tempo e, isso quer dizer que estamos cada vez mais distante de uma policia cidadã, consciente. Os policiais militares são maltratados pela sua Instituição. A PMERJ vem a ser um exemplo claro disso. A instituição na figura de seus Oficiais PM insiste em não reconhecer os direitos de suas praças no que diz respeito à Carga horária de trabalho; eles não têm direito a periculosidade e o Serviço Hospitalar de existência é uma piada! Chegando a ser pior do que o SUS. Esses homens vivem em condição degradante nos denominados Quartéis, onde são obrigados a comerem lavagem nos refeitórios (RANCHO) e conviverem com a sujeira, ratos, baratas e mau cheiro, ou seja, tratados como porcos. Isso tudo acontece sem poderem reclamar com seus superiores a respeito. Regulamento proíbe qualquer tipo de reivindicação e por qualquer motivo a praça responde por transgressão da disciplina. Esses homens vivem sem esperança de dias melhores nos serviços, não são benquistos pela sociedade de bem devido os péssimos serviços prestados, contribuindo ainda para o desvio de conduta, sem falar nas doenças relacionadas ao estresse que os profissionais adquirem tornando se irreversível a sua vida útil para Corporação. A conclusão disso tudo: é uma Policia com forte tendência a corrupção, violenta, despreparada. A sociedade enxerga esses homens como tudo menos como policial, mas na verdade eles são considerados: guerrilheiro, cangaceiro, justiceiro e exterminador. Essa PEC 51/2013 vai mudar isso e trazer transparência dentro do serviço e junto a população menos desfavorecida no Brasil.


Nome: Polaco

Site:

Comentário: Caro irmãos, o tempo nos mostra quem realmente luta pela Polícia Civil, e quem luta para defender somente o seu posto e o seu status, é evidente e está comprovado que a Polícia Civil somente existe para manter o status da figura dos Delegados, pois ao fazer um estudo de produtividade e administração da Policia Civil pelos Delegados chegamos a menos de 1% das ocorrência de crime registradas no Brasil que realmente são investigadas de fatos. Então, concluímos que o crime compensa sim. No site da Policia Civil ja começou uma campanha aberta com o Titulo diga Não a PEC 51, o qual os Delegados chamam de PEC do Trem da Alegria. Devemos no reunir e mostrar para sociedade de fato a incompetência da figura dos Delegados em Administrar as Polícia Civis, acho que os 51 mil homicídios no ano de 2012 já demonstra claramente que esse modelo de Segurança Pública é um fracasso. Outro fato é como pode um recém formado que não sabe merda nenhum de Policia passar 4 meses em uma Escola de Polícia e se diz apto a comandar uma Delegacia. É por essas e outras que os números da criminalidade no Brasil não para de crescer. Fica mais evidente a péssima administração dos Delegados quando é feito uma auditoria nas delegacias, ai é um sai de baixo, caixas e mais caixas de papeis são queimados. Não devemos ficar omisso, a guerra já começou e o nosso inimigo tem um nome. Não esqueçam como foi ultimo reajuste que o Governo do Estado nos ofereceu. A história é que foi oferecido um $$$$ percentual para a Direção da PC distribuir entre os vencimentos do seu quadro. A Direção da PC composta por Delegados, fez como na época da Monarquia, primeiro se serviram, tiraram o melhor do bolo, e o que sobrou, as migalhas jogou aos cachorros que somos nós. Acordem verdadeiros Policiais, pois Delegados nada são, apenas aparecem na mídia pousando de bravo, mas quem pegou o Leão a unha fomos nós. Vamos acabar com essa raça de parasita, que vive sugando o nosso sangue. Greve Branca já. Vamos deixar a sociedade cobrar dos Delegados, ja que eles se dizem competente e que a PEC 51 é o Trem da Alegria, então combata o crime sozinhos Srº Delegados. http://www.dpi.policiacivil.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2247&tit=Diga-nao-ao-trem-da-alegria-Diga-nao-a-PEC-51


Nome: Alex PC

Site:

Comentário: Sipol, caberia uma nota de repudio ao Secretario de Segurança sobre o posicionamento da Direção da Policia Civil, haja visto, pelo posicionamento já adotado pelos Delegados de serem contra a PEC -51. O correto é que eles deveriam abrir ao diálogo e não demonstrar arrogância e prepotencia. Outra medida é nos aproximar dos Promotores, pois já que somos inimigos dos Delegado e assim eles nos vê, devemos usar aquele velho ditado o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Fica a dica.


Nome: BOZO

Site:

Comentário: 16ª SDP - Campo Mourão04/11/2013 Policiais civis da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, participaram de palestras sobre a PEC 51 e os Direitos Humanos. Os eventos, que ocorrem nos dias 23 e 31 de outubro, foram ministrados pelos Delegados Dr. Adriano Garcia Evangelista dos Santos e pela Dra. Maria Nysa Moreira Nanni, da Delegacia da Mulher. (...). A PEC 51 prevê: A “carreira única”, que nada mais é do que o afastamento do princípio constitucional do concurso público para o provimento de cargos de direção e comando nas polícias, os quais passariam a ser providos por meio de “seleções internas”, com “vagas reservadas” apenas para policiais e com critérios ainda totalmente desconhecidos, em que todos os demais concorrentes, não policiais, que hoje podem também disputar uma vaga, estariam impedidos de participar; O retorno, apenas para os cargos de direção e comando das polícias, do famigerado “sistema de acesso”, forma de transposição de cargos públicos, banida pela Constituição Federal de 1988, onde o ocupante de um cargo de menor complexidade passa a ocupar um cargo de maior complexidade e responsabilidade, por meio de simples “promoção interna”, sem se submeter ao necessário e regular concurso público; A desconstitucionalização das polícias estaduais (civis e militares); A possibilidade de fragmentação das atuais polícias civis e militares em pequenos órgãos policiais estaduais, municipais e até mesmo “submunicipais”, com o consequente enfraquecimento das Forças de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal; A desmilitarização e a extinção das Polícias Militares, que poderiam ser, inclusive, municipalizadas e subordinadas às prefeituras; A possibilidade de municipalização das Polícias Judiciárias, subordinando as investigações aos prefeitos; O fim das Polícias Judiciárias estaduais independentes para investigar casos como os assassinatos do pedreiro Amarildo e da juíza Patrícia Acioli; “Ciclo completo”, onde a mesma polícia que atua na prevenção teria poderes para investigar, inclusive eventuais desvios de seus próprios integrantes. GENTE OS DELEGADOS ESTÃO NOS CHAMANDO DE IDIOTAS E INCOMPETENTES CLARAMENTE, ONDE CITAM QUE: "onde o ocupante de um cargo de menor complexidade passa a ocupar um cargo de maior complexidade e responsabilidade " ISSO QUER DIZER QUE: O INVESTIGADOR TEM QUE SÓ TROCAR PNEU, BUSCAR OS ACERTOS, LEVAR OS FILHOS DELES NA ESCOLA" PORQUE DIRIGIR E ADMINISTRAR UMA DELEGACIA É SÓ PARA DELEGADO!!! ENTÃO OS NOBRE COMPANHEIROS FORMADOS EM ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE, ECONOMIA E DEMAIS PROFISSÕES, QUE HOJE ADMINISTRAM GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS, NÃO SERIAM COMPETENTES PARA TOCAR UMA DELEGACIA, ORA...TAQUEPARIU!!! SERÁ QUE ELES TÃO COM TANTO MEDO DE PERDER O BICHANO E TELESENA GENÉRICA?? E QUE OS TIRAS ACABEM COM ESSA TETA, MATANDO A VACA?? SÓ UM EXEMPLO QUANDO ELES CITAM "cargos de direção e comando nas polícias" O TRIBUNAL MILITAR É COMPOSTO POR OFICIAIS, COMO CORONEL, MAJOR, QUE SÃO JUÍZES, E OS MINISTROS DO STMF SÃO GERALMENTE BRIGADEIROS, ALMIRANTES, E PASMEM, NEM SEMPRE SÃO FORMADOS EM DIREITOS, E O INQUERITO POLICIAL MILITAR ANDA NORMALMENTE, E AGORA COM ESSA DE QUE SÓ DELEGADO TOCA INQUÉRITO... E OS DEMAIS TIRAS NÃO SÃO CAPAZES DE FAZE-LOS... ISSO É UMA PALHAÇADA...


Nome: PAPA FOX

Site:

Comentário: Trem da alegria é concurso pra chefe de policia! Trem da alegria é delegado se equiparar com promotores e juízes! O modelo do Ciclo Completo, Carreira Única e desmilitarização é utilizado há mais de 1 século nas policias americanas, europeias e praticamente no mundo inteiro, onde o policial começa policial e vai crescendo na carreira de acordo com sua experiência e conhecimentos, e sempre vai ser POLICIAL. Os delegados querem afastar a verdadeira essência para qual a policia foi criada, com o único intuito de equiparar com as verdadeiras carreiras jurídicas(Ministério Público e Magistratura), pois não querem ser policiais e lutam a todo momento para impedir o avanço dos verdadeiros policiais. Sempre é bom lembrar, que a figura do delegado de policia, só existe no Brasil. Nas policias de primeiro mundo, eles nem sabem o que é isso, pois nas demais policias, existem: POLICIAIS. A PF há muito tempo já se deu conta de quem é o verdadeiro inimigo da policia, a CIVIL está começando a acordar também. Unam-se aos irmãos da PF para o surgimento de uma policia de verdade no Brasil e o fim do período colonial e a extinção dos capitães do mato.


Nome: Sipol

Site:

Comentário: Caro Bozo, poderia nos informar se o comparecimento a tal palestra foi voluntário? Ou tem delegado obrigando os subordinados a comparecer em tal evento?


Nome: Big Boss Master Gestor

Site:

Comentário: Isso é coisa do super, mega, ultra, todo supremo, venerável mestre dos mestre, Deus dos Deuses, pai da sabedoria e da luz, do único e somente ele o imortal criador de todos, que vai revolucionar a polícia, pois somente ele tem o conhecimento para isso, apresento aos Senhores o Diretor que comanda a todos no Interior, que faz com que todos mês delegados, escrivães e os superi se desloquem a Curitiba para participar da Escolinha do Professor Roge-imundo. E nessa batida caminha a Polícia Civil e tem gente que acha que o MP, PM que é inimigo da Polícia Civil, pobre povo ignorante que não vê o que esta a frente do seus olhos. Quem estraga a policia são essas pessoas, os egoísta, narcisistas, aquele que vive na escuridão da sua arrogância, sobre a trevas da sua inveja e falsidade, pessoa sem caráter, sem consciência pois a psicopatia impede que ele tenha consciência dos seus atos. Me conforto com as palavras de um livro antigo, que diz que tudo que estar na escuridão um dia será revelado e que nada passa em branco os olhos de Deus. E que assim seja, amém. OBs: Qual o motivo do Delegado da DPI apoiar tanto o SINCLAPOL ????? Respondendo, pois são farinha do mesmo saco, é ele o responsável por essas palestras contra a Pec- 51.


Nome: Silvestre

Site:

Comentário: Filosofar é muito interessante mas, se vocês sabem alguma coisa sobre segurança pública mostre à sociedade que realmente sabem. Em que o sistema de segurança pública melhoraria com uma essa proposta, pec 51. Parece óbvio que o processo correto é da modernização isto significa ciência, valorização das polícias e unificação, estatutos eficientes que possa colocar limites para todos do sistema. Não sei se vcs conhecem mas tem Estado que possuem estatutos muito eficientes, que tal buscar estes documentos e experiencias e fazer uma polícia melhor. Vc propõe até polícias municipais, sim é possível evoluir as guardas, mas não é necessário criar mais um cabide para os munícipes pagarem a conta. Aliás quem confiaria em polícias municipais com representantes, políticos tão incompetentes e desonestos como os nossos. Eu não concordo com desmilitarização porque já temos Estado onde a militar é praticamente civil e o que me prende à polícia com o tema militar é a facilidade de controle que o sistema militar pode impor aos policiais considerando a evolução do crime organizado que corrompe, inclusive, com chantagens violentas nossos policiais sejam civis ou militares. Desmilitarizar as PM que já não são mais militares apenas seguem estatutos de conduta, seria expor a sociedade a grupos, em alguns Estados, de mais de 40.000 mil homens armados e sem nenhum controle. Ou seja a possibilidade de se tornarem apenas em bandidos armados seria muito grande. Insisto devemos valorizar nossas polícias civil e militar podemos inclusive unificá-las mas não novamente desmoralizar o sistema e segurança que só beneficia os candidatos a cargos políticos ESPECIALMENTE QUANDO OS POLICIAIS ESTÃO PRECISANDO DE MELHORES CONDIÇÕES E SALÁRIOS APROPRIADOS PARA TRABALHAR COM DIGNIDADE E RESPEITO À SOCIEDADE. Não sei se perceberam mas o problema não é a existência das polícias civil e militar , mas, a IMPUNIDADE. Você viu algum policial civil ou militar recebendo dinheiro do mensalão? Todos os bandidos estão presos? Você acha que empurrando as polícias para a sargeta e apoiando oss erros resolverá o problema de segurança?


Nome: leonel

Site:

Comentário: Aqui no Brasil o que nós temos nos Estados são duas meias polícias, cada uma querendo ser mais cana que a outra, ambas perdidas em seus propósitos nenhuma das duas fazendo seus serviços como deveriam, ser feito e a sociedade pagando o pato.


Nome: leonel

Site:

Comentário: Aqui no Brasil o que nós temos nos Estados são duas meias polícias, cada uma querendo ser mais cana que a outra, ambas perdidas em seus propósitos nenhuma das duas fazendo seus serviços como deveriam, ser feito e a sociedade pagando o pato.


Nome: job

Site:

Comentário: Caros colegas, sem entrar no mérito da questão entendo que seja a hora de deixarmos de lado a pessoalidade, ego e disputas Institucionais e pensarmos mais na sociedade a qual prestamos nossos serviços e que tb fazemos parte. Assim, vejo que a melhor saída para se buscar diminuir o índice de criminalidade e pretar um melhor serçiço de segurança pública, seria o ciclo completo de polícia, onde todas as polícias fizessem tudo. abraços


Nome: Costinha

Site:

Comentário: Boa tarde, colegas. Confesso que estou assustado com a PEC 51. Fui policial militar durante 11 anos. Atualmente trabalho em outro órgão público e recentemente fui aprovado no concurso da PCDF; estou aguardando o início do curso de formação. Fiquei onze anos trabalhando no policiamento ostensivo, foi uma fase importante da minha vida, na qual adquirir muita experiência. Saí da PM porque estava cansado do militarismo e de trabalhar numa instituição que não tem plano de carreira. Assim, posso afirmar, sem risco de errar, que sou totalmente a favor da desmilitarização. A legislação militar, arcaica e autoritária, retira do profissional direitos básicos que estão previstos na CF, tornando o policial militar um subcidadão, que protege cidadãos. Mas assumo, com toda sinceridade, que tenho medo da pec 51, tenho receio da unificação, pois não quero mais ter vínculo com os oficiais da pm. Tenho ódio desses caras. Não quero também correr riscos de ter que trabalhar no policiamento ostensivo, uma vez que já trabalhei muito no preventivo, confesso que cansei de trabalhar uniformizado. Estudei para o concurso da pcdf para trabalhar como investigador. A pec não diz de forma clara como será feita divisão das funções. Isso me preocupa. Sei que esse pensamento é egoísta, individualista, porém a minha manifestação nesse site é sincero.


Nome: nadir

Site:

Comentário: Nos policiais civis do Brasil inteiro, temos que apoiar a tal pec 51 e concordo com os policiais que deixarao o comentario de que a Policia, tem que ser desmilitarizada, estadualizada p/ apuraçao com crime de maior gravidade, e municipalizada para apurar dos delitos de menor potencial, e de carreira unica, e ainda ser vinculada ao Judiciario e nao ao poder executivo, para não ser utilizada politicamente. Eu como Escrivao informo que os Delegados somente assinam e todo o trabalho da apuraçao, inclusive a maior parte da investigação é feito pelo Escrivao, eis que muitos investigadores, andam juntos com os Delegados, fazendo somente politicas com o Governo, deixando as investigaçoes em segundo plano, eis o motivo de baixo esclarecimentos de crimes no brasil, como HOMICIDIO, ROUBOS, LATRONICIOS, etc, e passando para a sociedade uma sensaçao de impunidade e a Policia Civil falida e desconfiada, com braços dados com o crime organizado e que a maioria dos Escrivaes estao desanimados com o todo trabalho, sendo ele que dá inicio ao registro da ocorrencia de flagrante, a maioria sem acompanhamento do operador do direito, até o relatorio final do Inquerito Policial e posteriormente cumprir as cotas ministerial. Saliento ainda que as Policias Militares sao aposentados com 30 anos de contribuiçao, sem idade minima, e ainda sao promovidos, e os Policiais Civis, quando se aposentam com idade inferior a 60 anos, perdem a promoçao, e cerca de trinta por cento do salario quando estavam na ativa. A PEC e excelente, tendo em vista que o Governo Federal não possuem Policia Militares das Forças Armadas para vigiarem as fronteiras, somente a Policia Civil Federal. Vamos apoiar a tal PEC e modernizar as Policias, porque nos ja temos varios operadores do Direito, ou seja Ordem dos Advogados do Brasil, Justiça Publica, Ministerio Publico, e ainda os Defensores Publicos, eis que os Delegados são meros Porta Vozes do Governo, pois a maioria nao a vao campo e ainda querem serem Vereadores, Prefeitos, Governados, deputatos e Senadores, e o povo que se explodam.


Nome: edison joséw gomes de araujo

Site: edisontatoaraujo@hotmail.com

Comentário: Pareabens companheiros Parabéns companheiros da diretoria do Sipol Pr.,pelos bons trabalhos realizados, fico triste com o que esta acontecendo na Policia Civil do Paraná, já faz muitos anos que os governantes querem acabar com as Policias Civis do Brasil, e querem somente a Policia Militar, já faz 20 anos quqe estou aposerntado, sou investigador de policia de 3 classe, e desde a minha época isso vem acontecendo.


Deixe seu comentário

Preencha os campos abaixo: